Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sábado, 15 de março de 2014

Governadora inaugura ampliação da UTI Neonatal do Hospital Infantil Varela Santiago

A Governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, participaram, nesta sexta-feira (14), da inauguração de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS), em Natal.  Esses leitos estavam previstos na estruturação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

“Esses novos leitos ajudarão os atendimentos das maternidades de Natal, mas também do interior do Estado”, disse a Chefe do Executivo do Estado. Durante a solenidade a Governadora anunciou que o Governo investirá 200 reais por dia para cada leito do hospital infantil, com o objetivo de complementar os auxílios vindos dos recursos federais e municipais.

A UTI Neonatal receberá bebês com idade de 0 a 28 dias, vindos de todo o Rio Grande do Norte, que nascerem em unidades de baixa complexidade e que apresentem quadros de saúde com necessidade de tratamento intensivo, como prematuridade, insuficiência respiratória, má-formação, entre outros.

Um dos novos equipamentos da nova UTI Neonatal do HIVS é um respirador de alta frequência, capaz de atender pacientes prematuros com cerca de 500 a 700 gramas. O Rio Grande do Norte será o quinto estado nordestino a ter este equipamento.

A equipe do Varela Santiago construiu a parte física da nova estrutura. Já os novos equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria entre o Governo Federal (através do Ministério da Saúde), Estadual e a Prefeitura do Natal.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), possui um convênio com HIVS de 1,8 milhão de reais por ano. O titular da Sesap garantiu que os recursos de 2014 serão pagos em oito parcelas, com a primeira sendo paga no dia 15 de abril.

O Hospital Infantil Varela Santiago surgiu em 1917 quando o pediatra Manuel Varela Santiago criou o Instituto de Proteção e Assistência à Infância (IPAI), onde dava assistência às crianças sem cobrar nada. Hoje, o hospital continua sendo uma instituição filantrópica com atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

FOTOS



0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More