Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sábado, 22 de março de 2014

Servidores da Fundac participam da 2ª etapa de formação do Canal Futura


A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), juntamente com o Canal Futura, realiza na próxima terça-feira (25) a 2ª etapa da oficina “A Cor da Cultura”. Quarenta servidores da Fundação participarão do projeto, que tem como objetivo capacitar os operadores do Sistema Socioeducativo, além de fortalecer e divulgar a importância política da implantação da Lei nº 10.639/2003, que garante a obrigatoriedade da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar. A oficina será realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, das 8h às 17h, com intervalo para almoço.

Nesta segunda etapa de formação serão trocadas experiências entre os servidores, e haverá também exposição de conteúdos. As oficinas desta fase serão ministradas por Ana Amélia Mello, do Canal Futura.

Na primeira etapa da oficina, realizada em outubro, foram trabalhados temas como concepções e conceitos, religiosidade, etnociência, africanidades, infância e juventude e aplicação da Lei nº 10.639/2003. Os participantes receberam um kit contendo DVDs com diversos programas produzidos pelo Canal Futura, jogos, cadernos pedagógicos e CDs a serem utilizados como subsídios educativos nas instituições onde atuam.

“A Cor da Cultura” é um projeto educativo iniciado em 2004 com foco em questões de gênero e juventude e de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro. Desde então, através desse projeto, são realizados produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história do segmento afro-brasileiro sob um ponto de vista afirmativo. O intuito é tirar da invisibilidade a contribuição histórica que a população negra tem dado à sociedade brasileira, tanto na televisão quanto nas salas de aula. Para tal, alia a exibição nacional de programas sobre a temática ao uso desse conteúdo na formação de educadores.

Para o presidente da Fundac, José Edilberto de Almeida, a realização da oficina é de extrema importância para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas unidades do Sistema Socioeducativo. “Para a Fundac é muito importante continuar realizando essa formação. Ela vai contribuir para engrandecer o conhecimento dos servidores”.

A ação é organizada pela Comissão e Núcleo de Formação Continuada da Fundac, e conta com a parceria da Petrobras, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), do Ministério da Educação, da Fundação Palmares, da Fundação Roberto Marinho e da TV Globo. 

FOTOS





Por Ana Paula Cruz – Assessoria Fundac-RN

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More