| Maj Fontes, cel Angelo, tenente Letício e sua esposa Dona Terezinha |
No dia 31 de janeiro último o tenente Letício Ferreira de Fontes completou 90 anos de idade.
Natural de Luis Gomes, tenente Letício é o genitor do major Washington Ferreira Fontes - atual Subdiretor de Apoio Logistico. O maj Fontes foi convidado para exercer tal função em virtude de ter herdado do seu pai inumeras qualidades indispensaveis, tais como: probidade, zelo, honestidade, sabedoria destacada, etc.
Letício ingressou nas fileiras da PM-RN em 1948, tendo dado baixa alguns anos depois e novamente incorprado em 1957. Foi soldado, cabo, sargento e subtenente. Sempre se destacou no exercicio das funções que lhe foram atribuidas ao longo da sua carreira profissional. Especializou-se na atividade de Identificação Individual do efetivo da corporação. Procedeu à identificação de praticamente todos os médicos, dentistas e farmaceuticos que integraram o quadro de saúde da PM na decada de 1960. Foi primeiro colocado em todos os concursos a que se submeteu. Infelizmente, deixou de se submeter a concurso para o CFO em razão de exceder a idade máxima prevista na época mas mesmo assim atingiu o oficialato e passou para a reserva remunerada como 2º tenente.
O subtenente PM Júlio Ribeiro Rocha, em mais um dos seus excelentes artigos publicados na internet faz a seguinte alusão ao então Sargento Letício: (...) Dos intelectuais daquele tempo, eu me lembro dos sargentos Letício Ferreira Fontes, Altino Geraldo dos Santos, José Esmeraldo Cavalcanti, estudante da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o subtenente Luiz de Carvalho Rabelo, rádiotelegrafista da corporação, que foi transferido para a Reserva Remunerada como segundo tenente, o qual era poeta com vários livros lançados, e foi para a imortalidade como ocupante de uma cadeira na Academia de Trovadores do Rio Grande do Norte. (...) (os grifos são meus).
Pois bem, e neste domingo, 03 de fevereiro de 2013 tive o privilegio de ser convidado para a festa de aniversario do tenente Letício, a qual contou com a presença de muitos familiares e amigos, da capital e do alto sertão (José da Penha - em especial).
Fiquei impressionado com a dedicação e criatividade do Major Fontes e demais familiares. Elaboraram uma bonita camisa e uns painéis com dezenas de fotos.
E para marcar tão importante ocasião/momento posto abaixo algumas lembranças.
Ficha do Dr. Antonio Dutra, confeccionada pelo então sgt identificador Leticio Ferreira de Fontes.
Letício em foto de 1949. Crédito: major Fontes - seu filho.
Maj Fontes, cel Angelo, tenente Letício e sua esposa Dona Terezinha.
Aspecto parcial da festa.
Fonte: CORPO POLICIAL DE ANTANHO
Cel. Ângelo
Cel. Ângelo
14:18
William Felix de Andrade



1 comentários:
Muito obrigada pelo post carinhoso em homenagem ao meu avô!
Ele vestiu a farda da PM com orgulho e vontade de fazer o melhor.
É um exemplo de perseverança e dedicação para os que o cercam.
Suzana
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.