Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Upanema: Justiça determina que Câmara faça concurso para procurador

O juiz de Direito Edino Jales de Almeida Júnior, da Vara Única da Comarca de Upanema, determinou que a Câmara Municipal realize concurso público para procurador. A decisão é resultado de ação civil pública movida em conjunto pela Promotoria de Justiça da Comarca de Upanema e pelo Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A liminar foi deferida parcialmente, tendo sido imposta obrigação de fazer.

Agora, a mesa diretora da Câmara Municipal tem dois meses para apresentar um projeto de resolução para que o cargo de assessor técnico para assuntos jurídicos (procurador) ou outros que venham a ser criados com a mesma natureza sejam de provimento efetivo – mediante concurso público.

Após a aprovação da criação dos cargos, prossegue o juiz na decisão, a mesa diretora da Câmara Municipal “deverá realizar, no prazo de três meses, concurso público para provimento dos cargos, devendo encerrar o certame no prazo de seis meses, após a sua abertura”. Para o caso de descumprimento dos prazos fixados pela determinação judicial, será aplicada multa pessoal de R$ 20 mil ao presidente da Câmara.

A ação ajuizada pelo MPRN tem dois objetos: fixar obrigação de fazer relativa à realização de concurso e apurar responsabilidades pela prática de atos de improbidade administrativa.

Na ação, o MPRN alegou que a contratação de advogado de forma temporária para a prestação de serviços de assessoria jurídica à Câmara Municipal de Upanema é um ato inconstitucional.

Para o coordenador do GARPP, o promotor de Justiça Augusto Carlos Rocha de Lima, essa decisão abre um precedente importante, pois em todo o Estado há várias ações do tipo tramitando na Justiça.
 
Número do processo: 0100424-72.2013.8.20.0106
 
Confira aqui a íntegra da Decisão.

Por Diretoria de Comunicação MP/RN

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More