Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

domingo, 30 de março de 2014

Imposto de Renda: Dez perguntas sobre as principais dúvidas

O Imposto de Renda que conhecemos hoje antes de ganhar esse nome passou por várias evoluções para se chegar a uma base de cálculo exato de quanto, como e para que se cobrar imposto da população.

A exemplo disso, na Idade Média, a Igreja Católica instituiu de seus fieis, o pagamento da décima parte do eles ganhavam, o que entendemos hoje como “Dízimo”. Na História da Economia Brasileira, os impostos foram cobrados de inúmeras maneiras, mas só em 1843, no período imperial, que se começou a ter a ideia de imposto de renda que conhecemos hoje.

Após, um centenário da independência do Brasil foi que o governo conseguiu instituir um consenso sobre o imposto e a forma correta de recolher esses impostos e para onde estes seriam direcionados.

Atualmente, o IR é pago por uma parcela significativa da população, mas na maioria das vezes o contribuinte paga, sem nem saber para onde está indo a contribuição. Logo abaixo temos algumas das principais dúvidas sobre o assunto, vejamos:

1 – O que é o Imposto de Renda?

É um valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto. Mas, os impostos são diferentes, o trabalhador é um tipo e o da empresa é outro.

2 – Quem deve declarar o Imposto de Renda?

O imposto é pago junto ao governo federal por pessoas tanto física quanto jurídica que são obrigadas a deduzir uma certa porcentagem de sua renda média anual para o governo federal.

3 – Como se chamam os impostos pagos pelo trabalhador?

Os impostos que o trabalhador paga se chama IRPF (Imposto de Renda Sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). A apresentação dessa declaração é obrigatória a todos os trabalhadores que possuem rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo.
 
Veja a matéria completa AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More