Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Exposição e Postais Mostram Cotidiano de Quilombolas

Trabalho é resultado de atividades com adolescentes e jovens.

Parte significativa da memória e história da Comunidade Quilombola Negros do Riacho, localizada na Zona Rural do município de Currais Novos, está em evidência numa mostra na Pinacoteca do Estado em Natal.

A mostra é composta de objetos de cerâmica utilitária produzidas por mulheres da localidade, máscaras e objetos em miniaturas criadas por crianças e adolescentes que fazem parte de uma ação educativa e cultural conhecida como Mão no Barro e de uma exposição fotográfica que retrata o cotidiano da Comunidade Quilombola.

A exposição fotográfica é resultado de uma Oficina de Fotografia, Memória e Identidade realizada na Comunidade pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN. Essa ação contou com o patrocínio da Petrobras, através do Projeto da RPTV – Educação, Cultura e Comunicação.

Na oficina, crianças, adolescentes e jovens aprenderam a técnica da linguagem fotográfica e documentaram aspectos de sua realidade. A documentação visual gerada pela oficina passou a integrar o acervo do Ponto de Memória e compõe a Mostra fotográfica. As imagens também resultaram numa série de cartões postais que será lançada em evento nessa terça-feira (19) na Pinacoteca a partir das 08h30.

A mostra da Comunidade Quilombola integra a Exposição Memórias Plurais que é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e a Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN.

Contatos: Raimundo Melo (9950-4984/8843-3745)


FOTOS









0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More