Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Vereador Romário divulga suas ações na ultima Sessão da Câmara de Vereadores

O Vereador Romário Lima (PROS) faz um breve resumo de sua atuação na Sessão Ordinária de vereadores realizada nesta quarta-feira 27 de maio do corrente ano. 

Após dar-se inicio a sessão, a Ata da ultima sessão foi lido e aprovada por unanimidade, posteriormente foi lido de forma resumida todos os projetos que estavam dando entrada na casa de autoria do Poder Executivo, em seguida, foram lidos os Requerimentos e indicações dos Vereadores.
Após a exposição de todos os projetos, indicações e requerimentos, todos foram encaminhados para devidas comissões competentes para suas devidas avaliações.

Com isso, a palavra ficou facultada para todos os Vereadores.

O primeiro a utilizar a palavra foi o Vereador Antônio Neto (Netinho), que ressaltou sobre a importância que a população tem de economizar água, devido ainda estarmos com uma quantia considerável de água em nossos reservatórios, porém se não houver planejamento a longo prazo, essa água pode acabar e deixar Major Sales em calamidade como várias outras cidades vizinhas devido a falta d’agua.

Posteriormente, o Vereador Romário utilizou da tribuna do Plenário da Câmara para fazer uso do micro fone e colocou na pauta de suas palavras alguns pontos interessantes a serem observados.

Inicialmente o vereador leu uma Nota de Esclarecimento emitida pela Câmara no mês passado retratando acusações que o vereador tinha feito sobre os demais colegas vereadores, ao alegar que os mesmos tinham descumprindo o Regimento Interno da Câmara ao votar em projetos de Lei do Poder Executivo sem passar pelos tramites regimentais legais. Relembre a nota clicando no link a baixo.


Ao terminar de lê a nota, o vereador pediu desculpas a mesa diretora bem como aos demais vereadores, por terem interpretado como uma acusação as colocações que o Vereador fez em sua rede social e em seu Blog. O mesmo se explicou que não foi nenhum tipo de acusação e sim um ponto de vista.

Porém o vereador relatou que ao tomar conhecimento da nota na época, buscou imediatamente a Câmara Municipal para tomar conhecimento dos Projetos que foram aprovados naquele dia da ultima sessão, pois votou contra, tendo em vista que não sabia do que se tratava, justificando que tomou conhecimentos de tais projetos no dia da sessão.

Ao abordar Secretario e tesoureiro da Câmara na cobrança dos Projetos, apesar de algumas dificuldades enfrentadas para obter tais documentos solicitados, foram fornecidos depois de requerimento feito formalmente os Projetos e Pareceres das comissões responsáveis.

"Ao analisar tais projetos, foi constatados os mesmos como de grande importância para cidade! Muito bem! Se fosse naquele momento a votação, teria meu voto a favor com toda a convicção".


Porém ao analisar os pareceres, foi constatado uma controversa em relação a Nota divulgada contra o Vereador. Pois na Nota mostra claramente no seu paragrafo 2º que, “os projetos de leis foram protocolados na Secretaria da Câmara Municipal no dia 10 de Abril de 2015, onde no dia 12 do mês e ano foram apresentados os pareceres das referidas Comissões Técnicas competentes”.   E nos pareceres fornecidos ao vereador, consta que todos os pareceres foram feitos entre os dias 13 e 14 de Abril, sendo 14 o dia da sessão. Como pode-se ver dois exemplares abaixo: 

Para ampliar Clique na Imagem:



Parecer do Projeto de Lei 010/2015


Parecer do Projeto de Lei 014/2015

O vereador também relatou que em nenhum dos projetos apresentados naquele dia, vinha especificando o caráter de urgência em seu Oficio.

Esclarecido o caso em relação a Nota, o vereador passou a reforçar seus requerimentos apresentados na sessão.

Sendo o primeiro, um requerimento interno, para a reformulação do Regimento Interno da Câmara Municipal. O Vereador relatou sobre sua visita a FECAMRN onde na oportunidade se reuniu com o presidente da Federação Jorio Nogueira, o mesmo ressaltou a necessidade que as Câmaras Municipais tem de renovar sempre seus regimentos internos, visando cada vez mais a praticidade de seus vereados e servidores, com isso o Vereador Romário reforçou o pedido ao Presidente Sales Mafaldo para que junto a FECAM, onde na qual a Câmara de Major Sales é filiada, buscasse assessoria para renovar o Regimento da Câmara de Major Sales que se prolonga desde o inicio de sua vigência, tornando-se um período de mais de 17 anos.

Em seguida o Vereador Romário reforçou também seu 2º Requerimento da noite, no qual pedi um posicionamento da Secretaria de Cultura do Município relacionado ao Seguro Safra do ano passado que deveria ter sido pago esse ano. O vereador ressaltou que muitos populares se questionam quais os motivos dos benefícios não terem sido pagos esse ano, tendo em vista que agricultores de cidades vizinhas receberam esse beneficio. O Vereador aproveitou a oportunidade para convidar o secretario para expor a situação e a previsão para o ano subsequente.

Após reforçar seus requerimentos apresentados na sessão, o Vereador Romário também ressaltou o esforço que o poder Executivo precisa dar em forma de apoio cultural aos Grupos Rei de Congo e Cablocos dos Mestre Bebé, grupos esses que foram convidados para participar mais um Ano da FEFOL na cidade de Olímpia/SP. Tendo em vista que no ano de 2011, ambos os grupos fizeram grandes apresentações nesse evento nacional, e que na oportunidade o vereador se fazia parte do elenco na época e a Gestão da Prefeita Maria Elce deu Total apoio para realização dessa participação.

Continuando com seu pronunciamento, o Vereador Romário questionou ao presidente da Câmara por ande andava o Projeto de Lei do Soldado Alex. Projeto esse que passou a ser criado após grande tragédia que tirou a vida de um grande cidadão majorsalense e que foi criado para prevenir acontecimentos tais quais. Porém apesar do projeto ter sido entregue nas mãos do presidente da Câmara no dia da missa de 30º dia do Soldado Alex, o mesmo projeto nunca passou pela Câmara para avaliação dos Vereados.

Para finalizar seu pronunciamento, o Vereador Romário fez questão de Saldar o Sargento Andrade, que por durante 22 anos exerceu o cargo de Comandante do Destacamento de Policia Militar da cidade de Major Sales, onde nesse período de tempo exerceu com dignidade sua profissão nesta cidade, criou sua família e se tornou um grande majorsalense conhecido por todos. Mas que infelizmente por meras perseguições politicas pediu para que fosse transferido para outro município para não prejudicar seu trabalho perante o comando militar. “Parabéns Sargento Andrade, não são 22 dias nem 2 e 5 meses, são 22 anos”. Com isso, o Vereador desejou boas vindas e boa sorte ao novo Comandante do Destacamento de Major Sales, o Sargento Getúlio.
 
Por Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More