Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Proposta estabelece competência a estados para julgar prefeitos e vereadores

Bonifácio de Andrada: a medida é urgente, pois o assunto é hoje regulado por uma norma legal revogada, porque foi automaticamente anulada pela Constituição
Em análise na Câmara dos Deputados proposta revoga artigo da norma sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67) para estabelecer a competência de estados e municípios em julgá-los.

A medida está prevista no Projeto de Lei 5754/16, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Segundo ele, a mudança visa a adaptar a norma à Constituição, que já reconhece essa prerrogativa.

Com a nova redação, o artigo deixa claro que as infrações político-administrativas dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão punidas conforme as constituições dos estados e das leis orgânicas municipais, respeitados o contraditório e a ampla defesa.

Hoje, o artigo em questão trata apenas das infrações político-administrativas dos prefeitos que podem resultar na cassação de mandato conforme julgamento da Câmara dos Vereadores.

O projeto mantém, porém, a vigência de outros artigos da norma atual que tratam de matéria penal e processual-penal dos crimes de responsabilidade de prefeitos. “A medida é urgente, pois o assunto é hoje regulado por uma norma legal revogada, porque foi automaticamente anulada pela Constituição, que retirou da União o direito de estabelecer regras sobre infrações política-administrativas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, apontou o parlamentar.

Com informações Agência Câmara Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More