Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

domingo, 30 de outubro de 2011

Psiquiatra alerta para adolescentes que fogem após amizades nas redes sociais

(Psiquiatra Dânia Barbosa atende adolescentes)
A rotina de bate papos e relacionamentos dos jovens através da internet se tornou um drama para uma família de Fortaleza (CE), nesta semana. Desde a última segunda-feira (24), uma adolescente de 14 anos havia sumido e seus pais a procuravam, chegando a divulgar a foto da menina em quase todos os veículos de comunicação cearense. A história, no entanto, teve desfecho em Natal, neste sábado (29).

A adolescente estava na companhia de uma natalense de 20 anos, que ela conheceu através da rede social Facebook. A cearense de 14 anos é filha de pais separados e morava com a mãe e uma avó. Na manhã da segunda-feira, a menina foi deixada no Colégio Militar, onde cursa a 8ª Série, e, desde então não tinha sido mais vista. Ao invés de ficar na escola, a adolescente foi até a rodoviária de Fortaleza, onde se encontrou com a natalense, identificada como Pérola, que já a esperava.

Durante a semana, com o levantamento de dados pessoas da adolescente, os policiais da Dececa descobriram que ele havia feito amizade com a natalense através da internet. A partir daí, passou a desconfiar que a jovem teria vindo para o Rio Grande do Norte a encontro da suposta amiga.

No fim da noite de ontem, os policiais que vinham monitorando as duas conseguiram localizá-las em uma farmácia no bairro de Candelária. Elas foram abordadas e levadas para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no mesmo bairro.

A menina de 14 anos disse que pretendia ir para Brasília fugida, mas acabou sendo convencida pela amiga a vir para Natal, onde teria seu total apoio. Pérola, por sua vez, declarou que não tinha ido à Fortaleza para buscar a adolescente. Ela informou que já estava na capital cearense a passeio e acabou marcando para encontrar a amiga na rodoviária.

Mesmo se tratando de uma adolescente menor de idade, o delegado Wanderley Alves decidiu não indiciar a natalense Pérola por nenhum crime. “Ficou claro nos depoimentos que a menina veio por livre e espontânea vontade. De qualquer forma, fizemos o registro da ocorrência e isso será encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente, que decidirá o que fazer”, informou.

O pai da adolescente, o cearense João Batista falou sobre os relacionamentos virtuais da filha. “Minha filha estava morando com a mãe e com a avó e esse era um dos motivos das constantes discussões entre elas. A gente pedia que ela não ficasse o dia todo no computador, mas ela queria passar horas na internet, talvez conversando com essas pessoas”, avalia João Batista.

Adolescentes se sentem invencíveis

A reportagem conversou com a psiquiatra Dânia Barbosa que tem atuado em Natal no campo de atendimento a adolescente e explicou como funciona a cabeça dos que adotam esse tipo de atitude. “Adolescentes, geralmente, sentem-se invencíveis e acham que nada de mau vai acontecer com eles. Por isso, jogam-se em aventuras como essa”.

Dânia afirma que, atualmente, atende a um menino natalense que fugiu para Manaus após começar um namoro pela internet. “Para eles, os relacionamentos virtuais são bem mais simples e mais práticos. Nessa fase da vida, os adolescentes apresentam alguns problemas fisiológicos e, por isso, passam por transformações, o que faz com que se sintam mais a vontade com relacionamentos virtuais”, destaca a psiquiatra.

Ainda de acordo com Dânia Barbosa, a geração atual já tem uma tendência a passar muito tempo conectada a internet. “Isso é perigo, porque pela impulsividade da idade, eles não têm noção dos riscos. Então, cabe aos pais conversar mais com os filhos e ter um pouco mais de controle”.

Apesar disso, a psiquiatra lembra que controlar não significar impedir o adolescente de exercer as atividades que gosta. “A chave é o diálogo e saber dosar os limites entre proibição e liberação. Além disso, os pais precisam entender a fase que os adolescentes estão passando”, completa.

Portal BO

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More