Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

terça-feira, 30 de julho de 2013

RN tem 101 municípios inscritos no programa Mais Médicos

As inscrições do primeiro mês terminaram à meia-noite desta quinta (25). Juntas, estas cidades apresentaram demanda para terem 286 médicos.

O programa Mais Médicos teve a adesão de 101 municípios do Rio Grande do Norte, que equivalem a 60% do total de prefeituras do estado. Juntas, estas cidades apresentaram demanda e capacidade para terem 286 médicos atuando na atenção básica. As inscrições do primeiro mês terminaram à meia-noite desta quinta-feira (25). O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto.

No Brasil todo, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar na sua atenção básica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou o aumento da demanda por médicos no país do início do ano para cá. “Não só faltam médicos na atenção básica como cresceu a demanda. Pela chamada do Provab, realizada no início do ano, tínhamos 9 mil vagas. Em 15 dias de inscrições no programa, os municípios mostram que há mais de 15 mil vagas. Ou seja, os dados da adesão mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência desses profissionais aumentou desde o início do ano”.

A região Norte teve a maior participação de seus municípios (73%), seguida de Sul (68%), Nordeste (66%), Centro-Oeste (60%) e Sudeste (55%). Entre os estados, destacam-se o Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%), Rondônia (85%), Ceará (82%), Roraima (80%), Bahia (76%), Piauí (74%), Pará (73%), Paraná (72%) e Espírito Santo (71%).

Todos os profissionais serão avaliados e supervisionados por universidades federais. Nesta primeira etapa, 41 instituições, de todas as regiões do País, se inscreveram no Mais Médicos.

Médicos

Desde o lançamento do edital, em nove de julho, 18.450 médicos se inscreveram no programa. Neste universo, os filtros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar inscrições de quem não tinha real interesse em atender a população de municípios do interior e da periferia das grandes cidades identificaram 8.307 pedidos de participação com números inválidos de registro em conselhos regionais de Medicina (CRMs).

Também foi apontada a inscrição de 1.270 médicos residentes, que terão de formalizar o desligamento de seus programas de especialização antes de homologar sua participação no Mais Médicos.

Todos os médicos brasileiros têm até a meia-noite de domingo para sanar eventuais inconsistências e concluir, por meio do portal www.saude.gov.br, a entrega de documentos. Eles também terão de indicar seis opções de cidades, entre as 3.511 participantes, onde desejam trabalhar.

Nesta lista, eles apontarão, em ordem de preferência, uma opção entre cada dos seguintes grupos: capital; município de região metropolitana; bloco de 100 municípios de maior vulnerabilidade social; cidades cujo índice de extrema pobreza supera 20% de sua população; e distritos sanitários indígenas. A sexta opção estrará entre as cidades que não estão nestes perfis.

Como definido desde o lançamento do Mais Médicos, os brasileiros terão prioridade no preenchimentos dos postos apontados. Os remanescentes serão oferecidos a primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Entre os 18.450 profissionais inscritos, 1.920 se formaram no exterior, em 61 países distintos.

Em 1º de agosto, será divulgada a relação de médicos com CRM válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional.  Os profissionais terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até três de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão publicadas no Diário Oficial da União.

Municípios que aderiram

Acari, Afonso Bezerra;
Água Nova;
Alexandria; 
Almino Afonso; 
Antônio Martins; 
Apodi; 
Areia Branca, 
Arês;
Baía Formosa; 
Bodó;
Bom Jesus; 
Brejinho; 
Caiçara do Rio do Vento; 
Caicó; 
Campo Redondo; 
Caraúbas; 
Ceará-Mirim; 
Cerro Corá; 
Coronel Ezequiel; 
Coronel João Pessoa; 
Currais Novos; 
Doutor Severiano; 
Encanto; 
Extremoz: 
Felipe Guerra; 
Fernando Pedroza; 
Florânia; 
Frutuoso Gomes; 
Goianinha; 
Governador Dix-Sept Rosado; 
Grossos, Guamaré; 
Ielmo Marinho; 
Jaçanã; 
Jandaíra; 
Jardim de Angicos; 
Jardim do Seridó; 
João Câmara; 
José da Penha; 
Lagoa D'anta, 
Lagoa de Pedras, 
Lagoa Nova, 
Lajes, 
Lucrécia, 
Luís Gomes; 
Macaíba, 
Marcelino Vieira, 
Martins,
Maxaranguape, 
Messias Targino, 
Monte Alegre, 
Natal, 
Nova Cruz, 
Olho-D'agua do Borges, 
Ouro Branco, 
Paraná; 
Parazinho, 
Parelhas, 
Passa e Fica, 
Patu, 
Pedra Preta, 
Pedro Avelino, 
Pilões, Portalegre, 
Porto do Mangue, 
Pureza, 
Rafael Fernandes, 
Riacho da Cruz, 
Riacho de Santana, 
Rio do Fogo, 
Rodolfo Fernandes, 
Ruy Barbosa, 
Santa Cruz, 
Santa Maria, 
Santana do Matos, 
São Bento do Norte, 
São Bento do Trairi, 
São Francisco do Oeste, 
São João do Sabugi, 
São José do Campestre, 
São Miguel, 
São Miguel do Gostoso, 
São Paulo do Potengi, 
São Pedro, 
São Tomé, 
São Vicente, 
Serra Caiada, 
Serra de São Bento, 
Serra Negra do Norte, 
Serrinha, 
Serrinha dos Pintos, 
Taboleiro Grande, 
Tenente Ananias, 
Tenente Laurentino Cruz, 
Timbaúba dos Batistas, 
Touros, 
Várzea, 
Venha-Ver, 
Vera Cruz e 
Vila Flor.

Do G1 RN

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More