Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

terça-feira, 30 de julho de 2013

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal cresce 47% em 20 anos

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil apresentou um crescimento de 47,5% no período entre 1991 e 2010, subindo de 0,493 para 0,727. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 29 de julho, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Com o avanço, a classificação do país passou de “Muito Baixo” – índice inferior a 0,499 – para “Alto” – índice que varia entre 0,700 e 0,799.

O IDHM – inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano Global – é composto por três variáveis e o desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.

O estudo, entretanto, revelou que o subíndice Educação, uma das variáveis que compõem o IDHM, é o que mais determina o desempenho do país para baixo. Em 2010, a Educação teve uma pontuação de 0,637, enquanto os subíndices renda (0,739) e longevidade (0,816) alcançaram níveis maiores. Por outro lado, embora a Educação seja o componente com pior marcação no IDHM, foi também a que apresentou maiores avanços nas duas últimas décadas, com um salto de 128%. Em 1991, o índice era de 0,279.

A longevidade – que diz respeito à expectativa de vida da população ao nascer – foi o componente que obteve a maior pontuação, sendo o único classificado pela pesquisa como “Muito Alto” – superior a 0,800. Foi também esse subíndice que apresentou a menor variação durante o período avaliado.

Já a renda mensal per capita saltou 14,2% no período, representando um aumento de R$ 346,31 em 20 anos. A pesquisa mostra que 73% dos Municípios avançaram acima do crescimento da média nacional. Destaca-se, porém, a concentração de renda do país: há 11% de Municípios com IDHM Renda superior ao do Brasil.

Veja mais informações sobre o IDHM  aqui.

Agência CNM, com informações da Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More