Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mesmo com chuvas, 150 municípios do RN estão 'muito secos'

Apesar do registro de chuvas em parte das cidades potiguares nos últimos dias, 150 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão em situação 'muito seca' no acumulado dos três primeiros meses de 2014. O resultado está na Análise de Chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O relatório mostra outras duas cidades com quadro de 'seca' e mais 15 constam como 'sem informação'. Na última terça-feira (25) a governadora Rosalba Ciarlini renovou a situação de emergência em 95% das cidades potiguares por causa da seca.
 
As chuvas de março abastecerem barragens, açudes e lagoas, conforme mostra o sistema de informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entretanto, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, conta que a situação não foi revertida. "Choveu pouco e ainda não deu para reverter. Houve certa melhora, mas muita pouca", diz.

Localizada em Assu, na região Oeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, chegou ao menor nível de sua história em fereveiro deste ano, quando ficou com apenas 33% de sua capacidade, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Atualmente a barragem está com 34,62% da capacidade.

Imagem de mapa da Emparn mostra que 150 municípios estão muito secos devido à falta de chuvas este ano no Rio Grande do Norte (Foto: Emparn/Reprodução)
De acordo com Joana D'arc, a estiagem chegou ao ponto mais crítico em fevereiro deste ano. "Desde 2012 vem piorando progressivamente. A chuva deste mês não chegou a todos os reservatórios. Alguns estão até piores do que fevereiro. É de comemorar a chuva de março. Notamos que algumas comunidades rurais, sempre as primeiras a sentir os prejuízos ou benefícios, melhoraram de situação, mas não dá para dizer que está resolvido o problema", acrescenta a coordenadora da Semarh.

RN tem 12 cidades em colapso

No último relatório divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 12 municípios estão em colapso no abastecimento d'água por causa da ausência de chuvas e consequente baixa do índice de água nos reservatórios. Outras seis cidades passam por rodízio no abastecimento e 15 estão em risco de colapso, que ocorre quando a empresa admite que não tem mais condições de fornecer água para o município.

Ainda de acordo com a Caern, as cidades que estão em colapso ficam nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente, estão sem abastecimento de água os municípios de João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver, Francisco Dantas, Paraná, Equador, Ipueira, Carnaúbas dos Dantas e São José do Seridó. Os municípios potiguares em situação de rodízio de abastecimento são Jardim do Seridó, Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís e Messias Targino.

Matéria completa clique AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More