Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

segunda-feira, 16 de março de 2015

Educação do RN recebe em média 120 pedidos de validação de certificados

Katyelle Magaly de Azevedo tem 21 anos e há dois terminou o ensino médio. As vésperas da divulgação dos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a estudante solicitou seu certificado de conclusão de ensino médio na sede da Secretaria de Estado da Educação do RN. Assim como Magaly, muitos alunos fazem esses mesmo roteiro ao concluírem os estudos.

Com o retorno das aulas, o pedido de retirada do certificado de conclusão intensifica-se. O documento é necessário para o ingresso na educação superior, posse em cargo público efetivo, requerimento de visto estudantil e diversas outras atividades relacionadas ao ensino. O certificado, popularmente conhecido como diploma, é expedido pelas escolas e homolago pela Secretaria Estadual de Educação.

O processo para retirada do certificado inicia-se na escola, quando o estudante termina o último ano do ensino fundamental ou médio. A escola busca em seus arquivos todas as notas do estudante e emite o histórico escolar e o certificado para ser homologado.

Portando as cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e os históricos, o estudante deve comparece a sede da Secretaria e procurar a Inspeção Escolar e entregar todos os documentos e o diploma para homologação.

A Secretaria de Educação recebe certificados de grande parte das escolas do RN: escolas estaduais ativas e inativas, escolas particulares, institutos federais, escolas técnicas e profissionalizantes, cursos de especialização e qualquer outro curso que tenha mais de 40h de carga horária. Todas as escolas que são abertas no Estado devem realizar seu registro na SEEC.

Os municípios que têm sistema próprio de autonomia pedagógica podem homologar os certificados das escolas municipais e de educação infantil, como explica Maria Auxiliadora da Cunha Albano, coordenadora de Organização e Inspeção Escolar: “São poucos os municípios que têm esse sistema, para os que ainda não tem, os certificados são enviados para a SEEC, o que aumenta a demanda e o tempo para entrega.” Natal, Mossoró, Parnamirim e Caraúbas são as cidades que já atendem seus sistemas de ensino.

A média diária de atendimento é de 120 pedidos de homologação por dia, intensificando em determinados períodos do ano, como relata a chefe do Grupo de Registro Escolar, Maria Eutália de Oliveira: “Quando são divulgados os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) essa média chega a 200 atendimentos por dia”.

Devido essa demanda, o prazo médio de homologação de certificado é de um mês. O horário de atendimento inicia às 8h e vai até as 13h, de segunda-feira a sexta-feira, no segundo andar do bloco II da Secretaria de Educação do RN, localizada no Centro Administrativo de Lagoa Nova, em Natal.

Foto: Assecom/SEEC

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More