Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

‘Operação Andaime’: Prefeitura de Major Sales-RN é citada no esquema de fraude em licitações

Na semana passada foi desencadeada a segunda parte da ‘Operação Andaime’, que teve como foco principal na ação da Policia Federal, a cidade de Cajazeiras-PB, ganhando grande repercussão em todos os meios de comunicação do estado e até em nível nacional.

O portal ‘‘Diário do Sertão’’ postou ontem, 21 de dezembro, que, além de Cajazeiras e Marizópolis, no vizinho Estado da Paraíba, o município de Major Sales, no Rio Grande do Norte, também está inserido num esquema de fraude de licitações.

Nesta segunda fase da operação, foi apreendido um bilhete codificado com ameaças de morte ao delator da operação, o construtor Francisco Justino.

Segundo o blog, num trecho do papel, o remetente pedia para que o delator “Seja o nosso Dirceu”, foi o recado recebido por Francisco Justino no Presídio Regional de Cajazeiras, levado pela filha, Dataniele Ferreira. O autor da “ameaça” foi o prefeito de Marizópolis, Zé Vieira, citado na denúncia protocolada pelo procurador da República, Tiago Rafael, que resultou na prisão dos empresários Mário Messias e José Hélio em nova etapa da Operação Andaime, desencadeada em conjunto por Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Procuradoria da República.

Prefeitura de Major Sales está envolvida na ‘Operação Andaime’
No famoso bilhete, o município de Major Sales, localizado na região do Alto Oeste do estado do Rio Grande do Norte, fronteira com a Paraíba, é citado. Lá, a empresa Servcon também venceu fraudulentamente diversas licitações para possibilitar a execução da obra por Mário Messias Filho e José Hélio de Farias.

No caso do bilhete, “Marinho” informa a Justino que havia entrado cerca de R$ 80.000,00 para construção de uma Unidade Básica de Saúde e pergunta quem é o funcionário público que participa do esquema criminoso (Prefeito ou Secretário de Finanças), bem como quem emitiria a fatura, ou seja, as notas fiscais frias (fl. 10, vídeo 17175949).

Esse caso de Major Sales é sintomático pois o valor exato de R$ 81.600,00 (oitenta e um mil e seiscentos reais) foi depositado pelo Fundo Nacional de Saúde na conta do Fundo Municipal de Saúde (CC n. 25.540-8, ag. 1165-7) em 11 de agosto de 2015, extrato de fl. 46, apenso, encaminhado pelo Banco do Brasil.

Conforme esclarecido pelo réu colaborador (fl. 06, apenso), a construção da Unidade Básica de Saúde em Major Sales não havia sido sequer licitada e Mário Messias Filho já estava se articulando para sacar o valor. E mais: logo após sua liberação da prisão. Sempre que fraudada a licitação e iniciada as obras em Major Sales, elas eram executadas por “Marinho” e José Hélio.

Bilhete cita município de Major Sales em esquema de fraude em licitações
Com informações BLOG DO CAPOTE

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More