Reflexão da Semana: Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Governo lança 2a edição do Projeto de Inovação Pedagógica nesta quarta-feira (8)

O auditório Master da Escola de Governo, no Centro Administrativo, recebe nesta quarta-feira (08), às 10h, a 2ª edição do PIP - Projeto de Inovação Pedagógica que vai contemplar 128 Escolas Estaduais.

O PIP visa minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação dos professores e alunos. Outro ponto é a redução da evasão escolar por meio de projetos que viabilizem a resolução de problemas e melhoria do aprendizado através de metodologias inovadoras.

O Governo do Estado do RN repassará R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e quarenta e nove mil reais), aos Caixas Escolares das escolas contempladas. Os recursos são da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), através do Projeto RN Sustentável, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

“Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o entusiasmo e comprometimento dos alunos em querer ir para escola. Os diversos projetos como criação de uma rádio, plantio de uma horta, utilização de tablets, aulas de campo, entre outros, despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. Por isso, triplicamos o investimento na segunda edição”, declarou o governador Robinson Faria.

“Motivar os alunos é um dos grandes desafios educacionais. Esse projeto dá a possibilidade de construir uma sinergia incluindo várias disciplinas. Por exemplo: se o aluno vai fazer o plantio de uma horta, ele estuda e aprende as disciplinas de ciências, biologia e matemática”, disse Claudia Santa Rosa, Secretária de Educação.

SOBRE O PIP:
 
Os projetos apresentados tiveram suas origens após um diagnóstico elaborado pelas escolas, com vista a uma proposição pensada por elas, a partir da identificação de seus problemas e fragilidades pedagógicas. Além disso, algumas características definiram os projetos inovadores selecionados: apresentação de novidade/originalidade em relação às metodologias e às estratégias de ensino; interdisciplinaridade; uso de soluções de situações-problema utilizando-se as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação); e ainda, capacidade de instigar a motivação de professores e alunos, entre outros. Todos os projetos foram pensados a partir de um dos dez Campos de Desenvolvimento do PIP: leitura e letramento, competência matemática, cultura e arte, comunicação, uso das mídias e cultura digital, iniciação científica e pesquisas, educação econômica e empreendedorismo, promoção da saúde, meio ambiente e sustentabilidade, além de cultura corporal, esporte e lazer.
 
Serviço:
O que? Assinatura de Convênios para 2a edição do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica
Quando?  08.06.2016
Hora? 10h
Onde? Auditório Master da Escola de Governo- Centro Administrativo

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Blog do Sargento Andrade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More